Hatha Yoga

 

Hatha Yoga é uma prática espiritual que leva à percepção da Unidade usando vários ásanas (posturas físicas), e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho.

Nos textos esotéricos da tradição do Yoga, a palavra “hatha” é compreendida como a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, Hatha Yoga recorre à união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, direito e esquerdo, matéria e espírito, etc.

Hatha literalmente significa “forçar”, assim, Hatha Yoga é frequentemente descrita como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade. Mas sem forçar o antinatural.

A cultura da Índia é muito baseada no conceito do “Universal”, ou seja, esse algo que une a todos, que origina tudo e é comum a todos. Isso nos ajuda a entender o conceito de União que o Hatha Yoga propõe.

 

 

 

 

Muitas pessoas acreditam que Hatha Yoga é um conjunto de exercícios para o corpo físico. Porém, os ásanas ou posturas físicas são apenas uma pequena parte da prática. Em verdade, o Hatha incorpora todos os membros do sistema de Asthanga e os princípios básicos de Bhakti, Jnana e Karma yoga.

Um ásana executado de modo clássico e autêntico, por exemplo, integra autodisciplina, consciência, foco mental e devoção a Deus. Vai muito além de um simples programa de exercícios físicos, Hatha Yoga vai diretamente ao coração e à alma do praticante.

O estado de percepção adquirido na execução de um ásana é mais importante do que a ação física por si só, ou seja, é uma forma de através do exterior (denso) atingir o interior (sutil).

Um dos estímulos que a execução de ásanas cria para nos ajudar a superar as dualidades e aumentar a percepção de si mesmo, é a respiração consciente trabalhando com os lados direito e esquerdo do corpo. Por exemplo, Expirar e Inspirar: encontrar uma percepção na respiração que não seja nem um e nem outro, mas um centro que está além das dualidades e é a união com o próprio centro em si. Esse é o princípio do Hatha Yoga.

 

 

 

As aulas de Yoga têm como objectivo trazer o corpo e a mente para um estado de maior equilíbrio e serenidade, abrindo desta forma as portas para um estilo de vida mais consciente e preparado para lidar com as oportunidades e os desafios do dia a dia.

Em cima  do tapete, temos a oportunidade de sentirmos quando devemos ser mais fortes ou mais flexíveis, quando devemos persistir ou mudar de rumo, quando devemos ser mais activos ou mais contemplativos, criando o espaço e o tempo para cada um (re) conhecer as suas emoções e pensamentos de forma mais próxima.

 

 

 

Somos cidadãos de dois mundos – o Mundo Exterior e o Mundo Interior – e a prática de YOGA tem a magia de nos apresentar a imensidão do nosso tão valioso e único mundo interior. ajuda-nos a escutar a voz da alma, sentir o coração e tocar na verdade da nossa essência. Um estado de SER.


Quando praticamos com regularidade e perseverança, ajudam-nos a encontrar o bem-estar diário e viver mais no aqui e agora.


Ainda tens todo um mundo por descobrir – o TEU! 


Vamos Semear Juntas?!

 

CLICA AQUI E SABE MAIS SOBRE AS AULAS

 

Com Amor e Gratidão,
Marta